quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dieta sem glúten

A variedade de regimes alimentares realizados com o objetivo de reduzir as medidas corporais está cada vez mais intensa com a existência de diversos focos relacionados com a sua atuação e uma delas é a famosa dieta sem
glúten.
O glúten, de forma geral, se refere a uma proteína presente em alimentos que contém trigo, centeio e cevada o qual possui uma digestão no organismo muito difícil levando a processos como o aumento de peso, inchaço abdominal e outros.
Devido a esta característica que este nutriente possui muitas pessoas utilizam para reduzir os seus efeitos e conseguir emagrecer de forma mais efetiva a chamada dieta sem glúten a qual iremos mostrar em detalhes a seguir neste artigo.
A determinação para retirar alimentos com glúten da dieta está sendo feita por uma quantidade cada vez maior de médicos e nutricionistas em virtude do fato de que esta substância não consegue ser totalmente metabolizado pelo organismo e com isso fragmentos do mesmo ficam espalhados pelo sistema digestivo e chegam até a corrente sanguínea.
Desta forma, estes pedaços de glúten não digeridos levam a uma reação inflamatória que cria ou aumenta a obesidade identificada fazendo com que este ciclo não termine e o peso não seja restabelecido.
 Para acabar com esta situação a dieta sem glúten realiza como o próprio nome fala a eliminação deste nutriente da alimentação e pode chegar a eliminar cerca de 3 quilos em 15 dias
Neste momento você deve estar se perguntando: o meu organismo pode ficar sem glúten? A resposta da maioria dos especialistas no assunto é que sim. Isto se justifica porque o glúten não existe de forma natural nos alimentos, mas é um resultados do processamento de alimentos que levam trigo, cevada e semelhantes sendo que em virtude dessa situação ficar sem ele não terá problema para o seu corpo.
Com o uso da dieta sem glúten além da perda de peso será possível obter sensações como de um menor inchaço corporal, com mais energia e maior capacidade de concentração.
Para seguir esta dieta é preciso eliminar de seu cardápio todos os alimentos que possam possuir glúten como pães, bolos, massas, biscoitos, doces e semelhantes ou então buscar opções nos supermercados que venham sem o glúten.
Por isso, quem realiza este tipo de dieta utiliza de forma intensa em sua alimentação alternativas naturais como frutas, verduras, legumes, hortaliças, carnes e a dupla arroz e feijão oferecendo desta maneira os nutrientes de que o corpo precisa sem a excessiva inflamação causada pelo glúten.
Além de eliminar por cerca de 15 dias de sua dieta os alimentos que contém glúten é preciso tomar todos os dias pelo menos 1 litro de água e controlar a quantidade de calorias ingeridas que devem ser de no máximo 1.200 calorias por dia.
Depois deste período da dieta totalmente sem glúten é preciso realizar uma volta ao consumo dos alimentos com este tipo de substância, mas em quantidade menor e de acordo com os sintomas que seu corpo mostrar
Desta forma, a dieta sem glúten é uma interessante alternativa para quem deseja perder peso e também obter mais saúde, mas deve ser feita com cautela sendo que a eliminação por longos períodos de tempo do glúten da alimentação deve ocorrer somente para pessoas sensíveis ao mesmo.














Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário